Apresentação

A RADIOJA, emissora de rádio do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), foi criada em 2003 pela jornalista Raquel Porto Alegre, ex-professora da instituição de ensino superior, com o objetivo de desenvolver, na prática, as atividades de um profissional que atua em um veículo de rádio.

Começou como um núcleo de pesquisa, posteriormente desativado, dando lugar a uma web rádio, com programação 24 horas, inicialmente. Atualmente a rádio tem sua programação oferecida durante o horário de funcionamento da instituição e todas as suas atividades são realizadas por alunos do curso de Jornalismo, responsáveis pela produção e apresentação dos programas, além da programação diária e manutenção e atualização do acervo musical.

Os programas produzidos apresentam conteúdos diversos, que vão de Música Popular Brasileira (MPB) a programas voltados ao público feminino, com duração de 20 a 30 minutos, e um informativo semanal com duração de 10 minutos. São eles:
  • Vitrine Musical, um programa que abre espaço para músicos e bandas cujos componentes são alunos ou funcionários da própria instituição;
  • Bem Mulher, programa destinado ao público feminino;
  • Clube dos Craques, com notícias do esporte profissional e amador e participação de atletas dos cursos da instituição;
  • 3por4, programa que traça um perfil de alguma personalidade pública das artes;
  • Sobe Som, programa musical voltado exclusivamente para MPB;
  • Informativo Unijorge, informativo que divulga e promove os principais acontecimentos da instituição;
e outros. Esses são apenas alguns programas que fazem parte da Ordem do Dia da RADIOJA. A cada semestre a rádio cria um novo programa, a fim de diversificar sua programação. A RADIOJA também é responsável por veicular os trabalhos acadêmicos, produzidos durante o curso por alunos de Jornalismo.

O Banco de Locutores é outra ação da RADIOJA, e trata-se de um arquivo de vozes, que fica à disposição das necessidades da rádio e dos alunos da instituição. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) usualmente recorrem ao Banco, a fim de utilizarem algumas vozes em seus trabalhos acadêmicos.

Numa tentativa de ampliar a cobertura da rádio, em 2009 a rádio passou a fazer parte das redes sociais e inaugurou este blog, onde são veiculados todos os programas, vinhetas, spots e jingles que integram a programação da rádio. A veiculação da programação no blog possibilita que mais ouvintes tenham acesso à programação, e não somente os alunos da Unijorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário