sexta-feira, 5 de outubro de 2012

3por4 - Leoni

Leoni durante show de gravação do CD e DVD A noite perfeita, no Circo Voador, em 2010
(Foto: Divulgação)

Em mais um programa 3por4, iremos falar um pouco mais da vida e da obra de um dos mais notáveis artistas do pop rock brasileiro, o cantor e compositor Leoni. Há exatos 30 anos, foi um dos fundadores do grupo Kid Abelha, do qual ele saiu após lançar dois discos.

Nascido no Rio de Janeiro, em 8 de abril de 1961, Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior se interessou pela música logo na infância. Ao lado da mãe, ele assistiu a festivais da canção pela televisão, e aos 9 anos estudou violão.

Com 16 anos, junto a alguns colegas, fundou seu primeiro grupo de rock, batizado de Chrisma. Foi nessa banda onde o então adolescente Leoni começou a tocar baixo, instrumento que o ficou famoso em sua carreira.

Já no início dos anos 80, numa aula de francês na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, onde cursava Direito, conheceu Paula Toller. Ao formar o grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, junto com o guitarrista Pedro Farah, o baterista Beni e o saxofonista George Israel, Leoni chamou Paula para assumir os vocais.

Ambos iriam namorar, se casar e compor várias canções que eternizaram a fase inicial do grupo, como Fixação, Como eu quero e Pintura íntima. Com Leoni, o Kid Abelha gravou os LPs Seu espião (1984), e Educação Sentimental, do ano seguinte. Foi nesse último álbum que Leoni estreou como cantor, em apenas duas músicas: Conspiração internacional, dele e de Paula Toller, e Educação Sentimental, composta pelo próprio baixista.

Em fevereiro de 1986, durante um festival de rock no Rio, Léo Jaime convidou o Kid Abelha para tocar a canção A fórmula do amor, mas esqueceu de chamar Leoni, parceiro na música junto com ele. Por causa disso, além de desavenças com Paula, o baixista deixou o grupo.

Devido à vontade de cantar suas próprias canções, criou a banda Heróis da Resistência. O grupo lançou três LPs: Heróis da Resistência (1986), Religio (1988) e Heróis três (1990). Entre os sucessos dos Heróis, estava a balada Só pro meu prazer, do primeiro disco.

A estreia solo de Leoni aconteceu em 1993, quando lançou seu álbum homônimo. Seu principal sucesso foi a romântica Garotos II – O outro lado, que foi tocada à exaustão nas rádios, mantendo-se por seis meses nas paradas de sucesso.

Dois anos mais tarde, lançou o livro Letras, músicas e outras conversas, fruto de entrevistas com oito artistas consagrados de sua geração: Renato Russo (Legião Urbana, que viria a falecer em 1996), Frejat (Barão Vermelho), Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso), Samuel Rosa (Skank), Lobão, Marina Lima, Adriana Calcanhoto e Nando Reis (então integrante dos Titãs).

Depois de um longo hiato, Leoni lançou, em 2002, o álbum independente Você sabe o que eu quero dizer, com canções inéditas, como Temporada das flores. O CD Áudio-retrato, com releituras de suas composições, veio em 2003, com participações especiais de Léo Jaime, Herbert, Dinho Ouro Preto e Rodrigo Maranhão. Em 2005, Leoni lançou o CD e DVD Ao vivo, com os convidados do álbum anterior, obtendo reconhecimento no cenário musical.

Seus trabalhos mais recentes são Outro futuro (2006), gravado em Paris, e o acústico A noite perfeita (2010), registrado ao vivo no lendário Circo Voador, no Rio. Compondo sozinho ou com parceiros ilustres em seus mais de 30 anos de carreira, como Paula Toller, Herbert Vianna, George Israel, Cazuza, Frejat e Léo Jaime, Leoni, hoje aos 51 anos, é considerado um dos ícones do nosso pop rock.

Ouça o programa, agora e na íntegra, com locuções de Hugo Gonçalves e Moara Brandão, roteiro e direção de Hugo Gonçalves e edição de Moara Brandão, tendo como coordenador dos trabalhos o professor Max Bittencourt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário